O Estado acaba de implementar os novos procedimentos de gestão do Centro Estadual de Oncologia (Cican), unidade de saúde ligada à Secretaria da Saúde (Sesab). Com a medida, a triagem do centro será otimizada, reduzindo o tempo de atendimento e aumentando a presteza no encaminhamento dos pacientes, o que torna o procedimento mais célere e amplia a capacidade de atendimento do órgão.

A revisão dos procedimentos foi iniciada pela Saeb em 2010, com a implantação de 16 procedimentos operacionais padrão e redesenho de 12 fluxos – dez da área de assistência e dois para manutenção e compras.

As intervenções ampliaram a atenção e conforto dado ao paciente, que agora aguarda 30 minutos entre a triagem e o atendimento pelo corpo médico da unidade. A organização dos procedimentos também teve como resultado a criação de um planejamento específico de compras para a aquisição de equipamentos, medicamentos e serviços, diminuindo o tempo para manutenção de equipamentos.

Tratamento adequado

Na prática, os pacientes que buscarem assistência no Cican terão seu tempo de espera para atendimento reduzido, com reflexo direto no encaminhamento para tratamento adequado. A celeridade, essencial para os pacientes do centro, está no encaminhamento correto e orientado para o médico especialista, quando o tratamento não é iniciado no próprio Cican. De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, o período para diagnóstico e início do tratamento é de um mês. No Cican, a prática é de 20 dias.

O Centro Estadual de Oncologia (Cican) foi criado na década de 70, inicialmente para atender às mulheres nas áreas de planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e detecção do câncer de útero. No início dos anos 90, passou a atuar nos moldes atuais, dando assistência à população baiana sobre todos os tipos de câncer, desde o diagnóstico, detecção, tratamento e prevenção da doença, sempre de forma sistemática.

Em 2010, o órgão foi transformado em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, com apoio do Hospital Geral Roberto Santos. Essa condição deu origem à parceria com a Saeb, para qualificação da gestão administrativa da unidade.