Desde 2009, quando lançou o Edital de Credenciamento 11 – que engloba os estabelecimentos prestadores de serviços em ambiente não hospitalar como clínicas, policlínicas e UPAs -, o Planserv, a Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado, já credenciou 835 prestadores de todas as nove macrorregiões da Bahia. Isso significa que essas unidades de saúde agora possuem termo de adesão formal com o plano, uma ação que amplia e melhora a qualidade da oferta de serviços para os 465 mil beneficiários.

Em cinco dessas nove macrorregiões, como a Leste (Salvador e região metropolitana), centro-leste (Feira de Santana), norte (Juazeiro), sudoeste (Vitória da Conquista) e sul (Ilhéus), todos os prestadores já deixaram a condição de unidade referenciada e atualmente integram a rede do plano como unidade credenciada.

Somente a partir de março deste ano, quando o Planserv convocou unidades localizadas em quatro macrorregiões do interior – centro-leste, norte, sudoeste e sul -, solicitando que promovessem a regularização documental para ingressar na rede, 229 novos termos de adesão foram celebrados. Municípios como Esplanada, Capela do Alto Alegre, Ituberá, Nova Fátima, Palmas do Monte Alto, Pilão Arcado, Ubatã, São Domingos e Maracás, por exemplo, passaram a dispor de unidades credenciadas ao plano.

Próximo passo

Ainda este ano, o próximo passo é convocar as unidades habilitadas junto ao edital de outras quatro macrorregiões – nordeste (Alagoinhas), centro-norte (Paulo Afonso), oeste (Barreiras) e extremo sul (Teixeira de Freitas), abrangendo todas as regiões do estado.

A ideia é que os estabelecimentos de saúde dessas localidades assinem o termo de adesão e possam operar como prestadores credenciados ao plano. As unidades atualmente referenciadas que deixarem de se credenciar, como explica a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, não farão mais parte da rede de atendimento do plano.