A experiência do Balcão Previdenciário vai ser apresentada durante o 46º Congresso Nacional de Previdência Pública, que acontece até esta sexta-feira (15), na cidade de Foz do Iguaçú, no Paraná. A iniciativa, empreendida há pouco mais de seis meses pela Secretaria da Administração (Saeb), órgão ao qual a Previdência Estadual está vinculada, leva atendimento itinerante a secretarias, órgãos, fundações e autarquias do Estado, disponibilizando informações sobre a vida funcional do servidor ainda em atividade e seus reflexos na esfera previdenciária.

A participação da Saeb será durante mesa redonda, com a apresentação de cases de sucesso em projetos de pré-aposentadoria. “A iniciativa proporciona maior agilidade na transição do servidor público para a aposentadoria, assegurando ao funcionalismo o acesso a um direito essencial dos trabalhadores”, afirma a superintendente de Previdência, Daniella Gomes.

O objetivo do Balcão, em suas visitas periódicas, é orientar os servidores da ativa sobre aposentadoria, além de prestar esclarecimento sobre descontos previdenciários aos fundos Funprev e Baprev, pensão e auxílio-reclusão, tramitação de processos, recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição, averbação de tempo de serviço e abono de permanência.

Com o tema “Desenvolvimento da educação e cultura previdenciária”, o congresso é realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais (Abipem). Em paralelo, acontecem o 1º Congresso Internacional de Previdência, o II Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária e o 10º Congresso Estadual da Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev).