A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e as prefeituras de Ibicoara, Ituaçu, Aracatu e São Domingos assinaram na última semana um convênio de cooperação técnica para melhorar o atendimento ao criador. Pelo convênio, as prefeituras vão disponibilizar um servidor municipal para auxiliar nas atividades do escritório da Adab nessas localidades, dando apoio às atribuições da agência no município.

“A cessão de um servidor municipal nas cidades significa o fortalecimento da agropecuária nas regiões, o compartilhamento de responsabilidades e o apoio mútuo entre os entes em prol do criador”, afirmou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Nas cidades, a agência vai disponibilizar um profissional para treinar os servidores municipais, qualificando-os para o desenvolvimento das ações nos escritórios e no atendimento ao produtor rural. Os servidores terão o acompanhamento técnico de suas atividades por parte dos colaboradores da Adab que atuam nas áreas de defesa sanitária animal, vegetal e inspeção de produtos agropecuários no município.

Eles também serão capacitados quanto à aplicação das normas da agência para que possam orientar os criadores e produtores rurais sobre suas responsabilidades em campo. O convênio tem vigência por um período de três anos, podendo ser prorrogado a critério das prefeituras e da Adab.