O pouco que choveu foi o suficiente para resgatar a esperança de agricultores familiares do Território Portal do Sertão, onde está situada Feira de Santana, um dos municípios atingidos pela seca. As sementes distribuídas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por intermédio do Programa Semeando, nos meses de abril e maio, estão sendo plantadas nos distritos assistidos pela gerência regional da empresa no município.

Com a expectativa de colheita, o agricultor Henrique Borges acorda às 5h, olha pela sua janela para ver como está o tempo e, logo em seguida, pega sua enxada e as sementes de feijão e milho para plantar. Antes disso, faz uma caprichada limpeza em sua pequena propriedade localizada no Distrito de Jaíba. “O clima não estava muito bom pra gente não, mas, com a chuva chegando, o melhor presente vai ser colher a nossa plantação”.

Borges, que tem uma filha de oito meses, conta com a ajuda de sua esposa Vitória para organizar a plantação. Depositando as sementes nas covas rasas, estrategicamente intercaladas, da forma orientada pelos técnicos da EBDA.

Já a agricultora Martiniana Lima Nascimento, moradora da fazenda Galhardo, localizada em Ipuaçu, começou a plantar depois de dois dias de chuva e está muito confiante. “No dia da distribuição das sementes, os técnicos da EBDA fizeram uma palestra sobre as culturas do feijão e do milho e falaram sobre a alta qualidade das sementes distribuídas, e isso me motivou”. Ela tem reservado um total de 39 quilos de sementes de milho e 19,5 quilos de feijão.

Campos de produção

A distribuição de sementes pelo Semeando, desenvolvido desde 2007 pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da EBDA, vem impulsionando a produtividade da cultura no estado. O programa tem como primeira etapa, a distribuição das sementes, e a segunda, consiste na instalação de campos de produção. Os técnicos da EBDA orientam os agricultores a formarem seus próprios bancos de sementes para serem utilizadas na produção seguinte.

Os agricultores inscritos no Programa Garantia Safra – com os boletos devidamente pagos -, também estão recebendo para o plantio cinco quilos de sementes de feijão e dois quilos de milho, de alto valor genético.

De acordo com o técnico da EBDA, Washington Luiz Cerqueira, já choveu o equivalente a 50 milímetros, desde o dia 19, quando começaram a cair as primeiras chuvas. “As condições já estão propícias para o plantio. Esperamos que, dentro de 20 a 30 dias, ocorra chuva suficiente para essas lavouras se desenvolverem”.

Calendário agrícola

O engenheiro agrônomo também afirma que o calendário agrícola da região recomenda o plantio do milho e do feijão até o dia 31 de maio. No entanto, o Programa Garantia Safra estendeu o prazo até 15 deste mês. “Esperamos que os 20 mil agricultores de toda a região e os 4.530 pertencentes ao município de Feira de Santana, assistidos pelo programa, obtenham sucesso”.

Para o caso de perda de safra – se houver a caracterização de perda por mais de 50% do plantio -, será acionado o seguro, que vai garantir ao agricultor uma renda mínima de R$ 680, divididos em quatro parcelas, que é o previsto no Garantia Safra.

“O nosso sentimento, enquanto extensionista da EBDA e colaboradora, é que todos os produtores consigam efetuar suas colheitas, pois isso é o que traz maior sustentabilidade e desenvolvimento para todas as famílias de agricultores baianos”, afirmou Edilza Reis.