As operações das dívidas de crédito rural, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), junto ao Banco do Brasil (BB), estão com 97% de efetivação na Bahia. Foi o que informou nesta terça-feira (26) o Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, durante reunião realizada no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

De acordo com o balanço apresentado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), 15.587 operações de crédito de custeio foram renegociadas, o que registra um volume de R$ 22 milhões. Outras 486 operações devem ser fechadas nas próximas semanas.

Para o secretário da Casa Civil e coordenador do comitê, Rui Costa, a alta adesão dos agricultores familiares ao benefício é resultado das jornadas de renegociação de dívidas realizadas no interior do estado nos meses de maio e junho. As jornadas são realizadas pelo Governo do Estado e o BB.

Alimentação animal

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai adquirir 20 mil toneladas de milho da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), garantindo um fluxo contínuo de venda – ao preço subsidiado de R$ 18,10 a saca -, aos agricultores baianos que estão com dificuldades de alimentar seus rebanhos.