Os reflexos da longa estiagem na economia gerada pelos festejos juninos no estado são destacados no programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (19). “A economia do São João movimenta o hotel, a loja, a venda, e, portanto, ajuda a manter a tradição e também a diminuir os problemas causados pela seca”, afirma o governador Jaques Wagner, enfatizando a preocupação do governo em preservar os investimentos nos festejos, estimular a economia e evitar gastos elevados.

“Não poderíamos deixar de praticar essa tradição”, diz o governador. Ele informa que este ano o governo está investindo na festa 30% a menos do que em 2011, por conta das dificuldades econômicas causadas pela estiagem. Acrescenta que sugeriu aos prefeitos a não contratar atrações mais nobres porque são muito mais caras, “mas estamos aí, ajudando a manter essa tradição de festa popular baiana que é o nosso São João”.

No programa, Wagner destaca ainda a atuação do governo para minimizar os efeitos da longa estiagem no interior baiano e fala das ações que têm sido realizadas para ajudar a população das diversas regiões baianas a enfrentar a situação. “Eu tenho tentado aumentar o número de viagens, principalmente para o sertão, que é onde o sofrimento é maior com a seca”, afirma, ressaltando a sua preocupação em acompanhar a situação diretamente nas áreas mais afetadas.

Segundo diz, essas visitas aos municípios são importantes porque “possibilita fiscalizar o andamento das obras, ouvir o povo e até mostrar a solidariedade ativa do Governo do Estado aos problemas enfrentados pelas pessoas”. Jaques Wagner fala das viagens que fez aos municípios de Jaguarari, na quinta-feira, e a Santa Maria da Vitória, Santana e Morpará, no fim de semana, onde entregou obras e assinou autorização para execução de novos projetos de interesse da população.

Em Jaguarari, ele inaugurou o serviço de abastecimento de água, com investimento de R$ 5 milhões, beneficiando 17 mil pessoas, e autorizou a urbanização e pavimentação de ruas para a sede do município, onde serão investidos R$ 900 mil. No sábado ele foi a Santa Maria da Vitória, onde entregou uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas e obras de pavimentação de ruas, sendo investidos recursos superiores a R$ 2 milhões. Na cidade de Santana, acompanhou mais uma etapa do programa estadual Saúde em Movimento, com realização de mais de 1.500 cirurgias de catarata.

A agenda do governador continuou no domingo, no município de Morpará. Na cidade, ele entregou obras e anunciou a construção da ponte sobre o Rio Paramirim, realizando um sonho de mais de 50 anos de moradores da região. “Eu me comprometi, durante a construção da ponte, fazer a licitação para 63 quilômetros de rodovia e, finalmente, entregar esse grande sonho ao povo de Morpará, que é a estrada ligando o município a Ibotirama”.

Wagner informa ainda que, nesta terça, seguirá para Rio de Janeiro, onde participará de um encontro de governadores e na quarta (20) de uma reunião de mais de 100 Chefes de Estado, na Rio+20, com a participação da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Creio que este é um grande momento de reflexão pela questão do desenvolvimento do ser humano no Planeta e para a nossa relação com a natureza”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia e veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 Mhz. O conteúdo também pode ser reproduzido por outros veículos de comunicação, além de estar disponível pelo 0800-071-7328 e na página do Conversa.