Entre os dias 4 e 31 de julho, o Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) comemora seu 28º aniversário com a programação Julho + Solar. Nesses 28 dias de festa, acontecem diversas apresentações de música, teatro, dança, exibição de filmes, atividades literárias, oficinas artísticas, dentre outras ações que, além de movimentar o espaço, contribuem para a plena revitalização do Parque Solar Boa Vista, onde está situado. As atividades têm ingressos gratuitos ou a preços populares.

O coordenador do espaço cultural, Chicco Assis, disse que a opção por comemorar 28 anos em 28 dias foi devido “à grande demanda de propostas que recebemos”. Em homenagem aos 141 anos da morte de Castro Alves, que morou na região onde o cine-teatro está, serão realizadas duas mesas literárias. A primeira abre a programação no dia 4, sob o tema Fazer Poesia na Bahia, e outra acontece no dia 17, com o tema Fazer Ficção na Bahia.

Todas elas serão às 15h e com entrada gratuita. Já no dia 6, aniversário do cine-teatro, acontece às 19h30 o Sarau Solar, que visa estabelecer um espaço de encontro e interação entre os artistas e os grupos participantes da programação.

Outra personalidade homenageada é Clementina de Jesus. No dia 19, marcando os 25 anos de sua morte, será realizada a abertura da exposição com imagens da cantora. Estarão presentes Werinton Kermes, diretor do documentário Clementina de Jesus: Rainha Quelé, e nomes como Juliana Ribeiro, Márcia Short e Dão, entre outros, que encerram o evento com uma roda de samba.