A segunda atração internacional da Série TCA 2012 – Ano XVII é o espetáculo ‘Abito’ (pronuncia ábito), produção da Fondazione Pontedera Teatro, da Itália, com direção de Roberto Bacci e Anna Stigsgaard, em apresentação única neste sábado (30), às 21h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com legendas em português.

A peça é inspirada no Livro do Desassossego, do escritor Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa, mundialmente reconhecido. Com 14 atores em cena, conta a história de um cidadão comum que, numa manhã, ao invés de “vestir” a sua vida normal, sai da sua casa pela janela e se perde nas ruas da vida cotidiana, que ele não reconhece mais, e onde tampouco o reconhecem.

Os ingressos (inteira) custam R$ 100 (filas A a P), R$ 80 ( Q a Z); R$ 60 (Z1 a Z11). A Série TCA é uma realização do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Lisboa

A mesma companhia teatral irá apresentar gratuitamente o espetáculo ‘Lisboa’, com direção de Anna Stigsgaard, uma performance poética de rua original em homenagem aos heterônimos de Pessoa, com 11 atores-músicos vestidos de preto, que atuam em bicicletas circulando, cantando, dançando e pedalando em “direção ao céu”. O poeta português se movimenta pelas ruas e praças na busca da sua amada cidade natal, Lisboa.

A apresentação acontecerá em três cenários distintos da capital baiana, entre eles, a Praça do Campo Grande, em frente ao TCA, nesta sexta-feira (29), às 16h. As demais, na Praça Municipal (1º de julho) e no Farol da Barra (3), no mesmo horário. Esse espetáculo já foi apresentado na Dinamarca e nas principais cidades italianas como Firenza, Lecce e Bologna, sempre reunindo um grande público.