Na segunda-feira, 2 de Julho, quando é comemorada a Independência da Bahia, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, lança, em libras para surdos, cegos e ouvintes, “Os heróis da Independência”, que apresenta oito personagens deste período histórico. O lançamento será às 10h, na Biblioteca Anísio Teixeira, em Salvador.

O material, desenvolvido nos formatos de áudio, vídeo e em livro, tem tiragem de 200 cópias, sendo distribuído nas bibliotecas públicas, instituições especializadas em atendimento a surdos, cegos e ouvintes e também será sorteado em eventos na biblioteca.

A diretora da Biblioteca Anísio Teixeira, Laura Galvão, destacou que o material tem como finalidade ampliar mais informações da data cívica para esse público. “É de grande importância, pois ajudará no conhecimento da História do 2 de Julho, haja vista, que existe carência desse material didático nas escolas e em instituições que trabalham com eles”, avaliou a diretora, informando ser essa proposta pioneira na Bahia.

O lançamento do projeto integra as comemorações da Rota da Independência, projeto da Fundação Pedro Calmon, dando início às atividades em comemoração ao aniversário da Biblioteca Anísio Teixeira.