As ações realizadas nos últimos cinco anos pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), serão apresentadas em Brasília nesta quinta-feira (7). A exibição baiana em datashow integra o 1º Seminário Internacional de Preservação e Desenvolvimento de Sítios Históricos Urbanos, que acontece na Embaixada da Itália no Brasil, localizada na Avenida das Nações, na capital federal.

O evento comemora os 25 anos da chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade que a Unesco concedeu a Brasília. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em conjunto com diversos órgãos da União, o seminário lançará o Ano de Valorização de Brasília como bem cultural brasileiro. A programação inclui debates, palestras, visitas guiadas e mesas-redondas.

Estarão presentes especialistas nacionais e internacionais do setor de proteção aos sítios urbanos históricos. Experiências de renovação urbana em áreas antigas, instrumentos de controle e regulamentação do uso e ocupação do solo em sítios históricos e gestões públicas nesses espaços, serão algumas das temáticas abordadas. O diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, fará a apresentação da política pública da Secult para os bens culturais baianos.