‘São João passou por aqui?!’. É com essa saudação que o visitante do Museu Casa do Sertão, localizado dentro do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, será recebido para conhecer as exposições ‘Devoção aos santos juninos Antônio, João e Pedro’ e o ‘Forró em vinil: coleção da Afalg e o Rei do Baião’, que ficam em cartaz desta segunda-feira (11) a 13 de julho.

Na homenagem aos santos católicos estão retratadas algumas manifestações populares acerca da relação de devoção que movimentam o mês de junho em todo o Nordeste brasileiro como trezenários e novenários, seja com a realização de procissões ou a prática tipicamente brasileira de tratar o santo protetor como íntimo da vida cotidiana.

Acervo de Gonzagão

O visitante também vai conhecer parte do acervo doado ao museu pela extinta Associação Feirense dos Admiradores de Luiz Gonzaga (Afalg), fundada no dia 7 de março 1990, com o objetivo de preservar a obra musical do Rei do Baião. Estão expostas peças como discos em vinil, fitas k7 e pôsteres, merecendo destaque um par de alças de sanfona que foram utilizadas por Luiz Gonzaga. Esta mostra fica em exposição até o mês de dezembro, quando se comemora, no dia 13, o centenário de nascimento do Mestre Lua.

Para divertir a garotada, até a próxima sexta-feira (15), haverá atividades recreativas como acerte o alvo, jogo de argolas, tire a sua sorte, dança da laranja, pescaria entre outras, retomando brincadeiras e jogos típicos de praças em noites de festejos juninos.

Agendamento de visita

A intenção é valorizar tradições juninas pouco conhecidas nos grandes centros urbanos, além de despertar o interesse por diversões coletivas que fazem parte do cotidiano nordestino. A exposição poderá ser vista das 8h15 às 11h30 e das 14h15 as 17h30, de segunda a sexta-feira. O contato para agendamento deverá ser feito pelo telefone (75) 3161-8099.