Os clientes dos restaurantes populares de Salvador, na Liberdade e no Comércio, foram surpreendidos no almoço desta quinta-feira (21), com a realização do arraiá junino, no salão de alimentação, animado com forró ao vivo, celebração de casamento e pratos especiais.

“Pensamos num cardápio voltado para época, com frango caipira ao molho de milho, carne de sol com aipim, com suco de jenipapo e, para a sobremesa, arroz doce com canela”, afirmou a nutricionista Elaine Bispo, responsável pela unidade do Comércio.

O casal de aposentados Maria Isabel e Antonio Gonçalves esteve presente na confraternização. Eles almoçam no restaurante popular da Liberdade há três anos e, juntos, conquistaram, além da economia, benefícios à saúde. “Retorno sempre porque gosto e também por recomendação médica. A comida daqui é de qualidade e saudável. Foi onde consegui controlar a minha pressão”, disse Gonçalves.

A ocasião especial de festejo junino levou também às unidades transeuntes curiosos que ainda não conheciam os Restaurantes Populares. Foi o caso do comerciante Paulo Rogério Silva, 50. Ele almoçou na unidade da Liberdade pela primeira vez. “Essa festa é uma grande alegria. A comida é deliciosa e, pelo valor, fica melhor ainda”.

Segurança alimentar

O Restaurante Popular é uma ação da política de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (Siaa), e promove o fornecimento de refeições saudáveis à população de baixa renda e em vulnerabilidade nutricional, com prioridade para aposentados, desempregados, trabalhadores informais, pessoas em situação de rua, crianças e jovens.

As duas unidades em Salvador totalizam a oferta de 4.300 refeições diárias, no valor de R$ 1, supervisionadas por uma equipe de nutricionistas e técnicos. Os restaurantes ficam abertos de segunda à sexta, das 10h50 até às 14h30.