O Índice de Movimentação Econômica (Imec) de Salvador registrou nos últimos 12 meses um acréscimo de 3,1%, apesar de decréscimo de 1,5% verificado no mês de abril deste ano. O resultado desfavorável apurado, também não afetou o saldo do Imec, que registra expansão de 0,8%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, 0,9% no acumulado de 2012.

Conforme mostra o resultado apurado nos primeiros quatro meses do ano, há uma tendência do índice em registrar pequenas quedas e aumentos consideráveis: janeiro (3,9%), fevereiro (-1,0%), março (5,3%) e abril (-1,5%). Os dados são da Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

“Em abril, dois fatores em especial, contribuíram para o resultado do Imec. O aumento no número de desempregados na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a queda nas exportações, fatores que inevitavelmente prejudicam a atividade econômica”, justifica o coordenador de Acompanhamento Conjuntural da SEI, Luiz Mário.