A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) publica no Diário Oficial deste sábado (2), o calendário de editais – no valor total de R$ 695 mil -, destinado a selecionar 20 projetos para o Agosto da Igualdade e 21 propostas para o Novembro Negro.

A primeira edição do edital Agosto da Igualdade marca a decisão da presidenta Dilma Rousseff, em março do ano passado, de inserir no Livro de Aço dos Heróis Nacionais os nomes dos primeiros negros baianos e mártires da Revolta dos Búzios como heróis da pátria. O edital Novembro Negro, presente na agenda política do governo estadual desde 2007, se constitui como um marco no mês da Consciência Negra.

As propostas inscritas devem ter por objetivo ampliar a promoção da igualdade racial, promoção e defesa de direitos da população negra, além do fortalecimento de povos e comunidades tradicionais. As entidades interessadas em participar do edital podem se inscrever em três modalidades – apresentações públicas e manifestações culturais, formação em promoção da igualdade racial e registro e memória.

Os documentos solicitados para os dois editais devem ser protocolados na sede da Sepromi (Avenida Luís Viana Filho, 2ª avenida nº 250, Conjunto Seplan, Anexo B – 1 º Andar), das 9h às 12h e das 14 às 17h, ou postar a proposta nos Correios, até o dia 29 deste mês, prazo limite para o recebimento.