As atividades de volta às aulas em Salvador para os alunos do 3º ano do ensino médio nos 19 colégios-polo criados pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) foram realizadas dentro da normalidade. A afirmação foi dada na manhã desta segunda-feira (25) pelo secretário Osvaldo Barreto, durante entrevista coletiva no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Existem professores suficientes para todas as salas de aula. Tivemos alguns problemas de horário, mas já foram normalizados”.

Além de preparar os alunos para o vestibular e o Enem, o secretário explicou que todas as atividades desenvolvidas em salas de aula neste período são válidas para a conclusão do ensino médio. Ele acredita que no decorrer desta semana aumente o número de alunos nos 19 colégios-polo. “Muitas famílias viajaram neste fim de semana. A tendência é que ocorra uma normalidade também no fluxo de alunos”.

A expectativa é que os 22 mil alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual em Salvador voltem às aulas. Para isso foram convocados 1,2 mil professores em estágio probatório e do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Assim que chegam aos colégios, os alunos são recepcionados por funcionários, que entregam um folheto com informações sobre como vão transcorrer as aulas e os suportes pedagógicos disponíveis.

Cada sala foi identificada com o nome das turmas e profissionais da Secretaria da Educação auxiliam os alunos a encontrar a destinada à sua turma.

Ítalo Adriano, 18 anos, do Colégio Mário Augusto Teixeira de Freitas, na Mouraria, disse estar ansioso para retomar os estudos. “Minha expectativa é grande. Tem o Enem, o vestibular. Temos que estudar, e quanto antes, melhor”.

De acordo com o diretor do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, Ednaldo Silva de Freitas, no bairro da Soledade, na unidade escolar as atividades também ocorreram normalmente.

“Apesar de não ter a quantidade (de estudantes) esperada por conta das festividades, foi tranquilo de manhã e à tarde. Recebemos um número expressivo de ligações de alunos querendo saber se de fato as aulas começaram. Acredito que amanhã a quantidade deve ser bem maior”.

Conforme o diretor, cerca de 2 mil alunos do 3º ano do ensino médio divididos em 56 turmas deverão estudar no colégio nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Reforço

Para auxiliar na condução dos alunos às salas de aula, a Secretaria da Educação do Estado conta com o reforço de 70 profissionais disponibilizados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), entre gerentes, jovens do programa Mais Futuro e terceirizados.