O Ministério da Educação (MEC) anunciou na terça-feira (5), em Brasília, a criação de mais quatro novos cursos federais de medicina no estado. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, terão 80 vagas cada, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso, 40, e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), localizada em Santo Antônio de Jesus, 60, totalizando 260 novas vagas.

Com a expansão anunciada, a Bahia sai de 160 para 420 vagas para medicina ofertadas por instituições federais.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, este anúncio é um prêmio ao esforço do governo da Bahia em proporcionar todas as condições necessárias à aprovação desses novos cursos de medicina. “Esta medida, ao incrementar a oferta de novos médicos, vai facilitar sobremaneira a expansão da rede de assistência à população baiana”.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, informou que para apoiar a expansão das vagas serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos.

Além desses quatro cursos federais, o MEC anunciou a abertura do curso de medicina da Universidade de Salvador (Unifacs), com sede na capital baiana, com 100 vagas.