O plano de atividade para o retorno às salas de aula de 22 mil estudantes de Salvador que cursam o 3º ano do ensino médio da rede estadual foi apresentado nesta quarta-feira (20) pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As aulas, que começam na próxima segunda-feira (25), acontecem em 19 colégios-polo que vão abrigar os estudantes das unidades que fazem parte de uma mesma região da cidade. Os endereços desses colégios estão no portal da Educação.

Segundo o secretário, a SEC também trabalha no planejamento de retorno dos estudantes do 3º ano do ensino médio em outros municípios. Durante a apresentação, ele afirmou que os estudantes permanecerão em suas turmas originais, preservando turno e horário regulares da matrícula. “A única diferença será a mudança no espaço físico”.

De acordo com Barreto, a garantia da continuidade das aulas às turmas do 3º ano começou com a convocação de 1,2 mil professores em estágio probatório e do Regime Especial de Administração (Reda). “Além disso, a secretaria está mobilizando professores do quadro efetivo para o retorno às salas de aula”. Ele declarou que a retomada das aulas dos estudantes do 3º ano é fundamental, “e fazemos um apelo para que os professores participem desta ação. Há professores que já estão insatisfeitos com a greve e preocupados com os alunos que vão prestar vestibular. Alguns já nos procuraram para retornar às salas de aula”.

O esquema especial para os estudantes do 3º ano também passa pelo conteúdo pedagógico. Para isso, inicialmente, eles terão revisão dos assuntos que apresentam maior dificuldade entre as turmas, as aulas serão diárias, obedecendo à carga horária de cada disciplina e aos conteúdos prioritários por unidade didática, abordagem interdisciplinar, observando a transversalidade dos temas com o Enem e o vestibular, e a realização de simulados com os conteúdos trabalhados.

‘Aulões’

Os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual que vão prestar vestibular e fazer a prova do Enem contarão com 384 ‘aulões’, que acontecem em 13 bairros de Salvador e mais 11 municípios. No total, serão trabalhados 32 temas nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. O primeiro ‘aulão’, em Salvador, vai ser realizado na próxima quarta-feira (27), às 9h, na Escola Parque, no bairro da Caixa d’Água. Como complemento para o acesso dos conteúdos, 16 ‘aulões’ serão exibidos pela TVE.

É Bom Saber

Também na próxima semana, a TVE começa a exibir uma nova temporada do É Bom Saber, ancorado pelo professor Jorge Portugal. O programa será composto por 175 edições, em forma de revista, sobre temas do Enem e vestibulares. Os estudantes vão encontrar ainda no portal da Educação uma importante ferramenta com conteúdos digitais complementares relativos a todas as áreas de conhecimento, para aprofundar os estudos.

Os conteúdos incluem videoaulas do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), módulos do Universidade para Todos disponíveis para download e atividades como simulados, textos e jogos, além de vídeos do É Bom Saber.

Publicada às 10h45
Atualizada às 13h10