As equipes do Bahia e do Vitória decidem, no próximo sábado (16), a Copa Metropolitana de Futebol Sub-17 de 2012. A final começa às 15 horas no estádio municipal de Dias D´Ávila, com o Bahia tendopp a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha durante a competição.

Os dois rivais venceram todos os seus nove compromissos na Copa, mas o tricolor leva vantagem no saldo de gols, com 33 contra 26 do rubro-negro. O Bahia tem o melhor ataque (37 gols marcados) e a melhor defesa (4 gols sofridos). Atual campeão, o Vitória precisa vencer para repetir o feito de 2011.

A Copa Metropolitana de Futebol Sub-17 é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e tem o objetivo de promover a inclusão social por meio do esporte.

Um dos principais intuitos deste tipo de torneio é proporcionar a oportunidade do primeiro emprego para garotos de todo o estado. Esta competição tem ainda o objetivo de servir como preparação para as equipes baianas que irão disputar a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, também realizada pela Sudesb e que conta com a presença de grandes equipes do mundo inteiro.

Resultados 

Nas semifinais, o Vitória passou pelo São Francisco do Conde, com uma goleada de 4 a 0, e o Bahia eliminou o Bahia de Feira, vencendo por 2 a 1. Na fase anterior, o Vitória passou pelo Salvador, vencendo por 2 a 0, enquanto o Bahia goleou a equipe de Esplanada, por 4 a 0. Já o São Francisco venceu o Redenção, por 3 a 1, e o Bahia de Feira derrotou o Camaçari, por 3 a 0.

Nas oitavas-de-final, o Bahia havia derrotado a seleção de Cachoeira, por 3 a 1, enquanto o Vitória havia goleado o Abb/Sesi, por 8 a 1. Nos outros duelos das oitavas-de-final, o Bahia de Feira venceu o Galícia, por 4 a 2, o São Francisco do Conde passou pela seleção de Araçás, por 2 a 1, Camaçari passou pelo Astro, também vencendo por 2 a 1, Salvador derrotou a Catuense, por 1 a 0, Redenção passou por Dias D’Ávila, por 3 a 1, e a equipe de Esplanada derrotou o Atlântico, por 3 a 2.