A campanha Seca Bahia 2012: quem tem fome tem pressa, foi lançada na noite desta quinta-feira (28), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, com objetivo de arrecadar alimentos para serem repassados às pessoas vitimadas pela seca.

Já decretaram situação de emergência 252 municípios baianos e são quase três milhões de pessoas atingidas na Bahia, estado mais afetado. As entidades da sociedade civil juntaram- se para minimizar os efeitos desse fenômeno natural e ajudar a população sertaneja. A cerimônia foi transmitida por meio de videoconferência para os 29 departamentos da Uneb na capital e no interior do estado, e teve apresentação cultural do repentista Bule Bule.

Os participantes fizeram doação de, no mínimo, um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados durante a campanha vão ficar estocados no Comando Central do Corpo de Bombeiros da capital baiana, além, dos diversos postos de arrecadação espalhados na capital e no interior, a exemplo da sede das Voluntárias Sociais, no Campo Grande, G Barbosa – Costa Azul, Mercantil Rodrgues -Cidade Baixa, Atakareko – Caminho de Areia e Hiper-Iguatemi.

A campanha Seca Bahia 2012 tem apoio da Reitoria da Uneb, da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Programação para arrecadação dos alimentos

No dia 08/07, acontece a corrida dos policiais militares e civis em homenagem à Semana do Corpo de Bombeiros, cuja a inscrição será um quilo de alimento. No dia 09/07, a organização da campanha fará uma Força Tarefa com todos envolvidos da sociedade civil. Já no dia 21/07, os bairros de Salvador passam também a fazer parte da solidariedade e os moradores participam da campanha.