Um convênio assinado na manhã desta quarta-feira (27), entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) e Prefeitura Municipal de Camaçari possibilitará o fortalecimento do Centro de Referência de Atenção à Mulher Yolanda Pires, destinado ao atendimento de mulheres em situação de violência no município. A iniciativa permitirá a aquisição de equipamentos para o centro, além de capacitação da equipe técnica da unidade, formada por psicóloga, advogada, assistentes sociais, sociólogos e pedagoga.

No ato de formalização de parceria, a secretária da SPM, Vera Lúcia Barbosa, disse que a medida é uma oportunidade de qualificar ainda mais a assistência ao público feminino em situação de vulnerabilidade. “O objetivo é potencializar este trabalho, fazendo com que as mulheres consigam interromper os ciclos de violência”, disse a secretária, durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, da secretária municipal de Promoção da Mulher, Elaine Souza, e da presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Luíza Maia.

A ação foi viabilizada por meio do edital ‘Refazendo tudo’ lançado pelo Governo do Estado, com recursos da ordem R$ 400 mil. Ao total, cinco centros de referência foram contemplados, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Lauro de Freitas e na própria cidade de Camaçari.

A secretária Vera Barbosa informou que o Estado prevê, ainda para este ano, a liberação de novos recursos destinados à instalação de mais centros de referência em nove regiões da Bahia.