Impossibilitado, devido ao mau tempo, de comparecer à cerimônia de inauguração, na quinta-feira (28), das obras de ampliação e reforma do Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira, no município de Santo Estêvão, a 150 quilômetros de Salvador, o governador Jaques Wagner visitou nesta sexta-feira (29), as instalações da unidade, onde foram investidos R$ 2 milhões, com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e contrapartida do município.

De acordo com Wagner, o que garante a excelência do atendimento “é a capacidade profissional dos médicos e enfermeiros, mas, com uma estrutura melhorada como essa, aumenta a capacidade de realizar o trabalho e aumenta a autoestima de quem atende e de quem está sendo atendido. Isso é muito importante para o tratamento”.

A unidade, que também atende pacientes dos municípios de Ipecaetá, Antônio Cardoso e Rafael Jambeiro, ganhou uma nova ala para observação pediátrica, salas de observação separadas por categoria (masculina, feminina e infantil), sala de emergência traumatológica e clínica, isolamento, sala de triagem, assistência social, brinquedoteca, almoxarifado e acondicionamento de lixo.

Mais atendimento

Além da reforma e ampliação da parte física, o hospital teve toda a aparelhagem renovada o que permite prestar atendimento de urgência e emergência em baixa e média complexidade, com possibilidade de realização cirúrgica, partos e atendimentos clínicos em geral. Ao todo são 28 leitos para internamento, 11 para observação, laboratório e serviço de radiografia com funcionamento 24h.

A diretora do Hospital Verena Cabral disse que, antes da reforma, a unidade tinha capacidade para atender até 150 pessoas por dia e agora passa a atender 200. “A ampliação foi de 30% no espaço físico e isso aumenta muito nossa capacidade de atendimento. Com a nova ala e novos leitos também vamos conseguir suprir a demanda com mais qualidade e conforto”.

O investimento em hospitais do interior faz parte da política de saúde do Governo do Estado e visa fortalecer a rede de atendimento em todas as regiões. Isso garante ao cidadão maior acesso a serviços de saúde e reduz a necessidade de deslocamento até grandes centros em busca de atendimento.

As novas unidades reduzem a demanda dos grandes hospitais, que podem dirigir seus esforços para os casos que necessitam de cuidados mais especializados. Nos últimos cinco anos, foram inaugurados ou reformados hospitais nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Irecê.