A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) prorrogou até o dia 16 de julho as inscrições no edital de convocação para seleção de entidades da sociedade civil que vão integrar a Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. A estratégia da iniciativa é planejar e executar políticas públicas de promoção da igualdade racial, que garantam o direito dos indivíduos e grupos étnicos atingidos pela discriminação e demais formas de intolerância.

O edital pretende selecionar sete entidades sediadas no estado, que tenham no mínimo três anos de constituída e atuem diretamente na orientação e acompanhamento jurídico dos casos de crimes de racismo ou intolerância religiosa. Poderão candidatar-se as instituições que se enquadrem em uma das seguintes categorias – redes e articulações de combate ao racismo ou organizações de caráter sindical, associativa, profissional ou de classe que atuem comprovadamente no combate aos crimes de racismo.

Parceria

Para o secretário Elias Sampaio “a Rede funcionará como eixo estruturante para nortear as ações de governo no enfrentamento ao racismo e as demais formas de intolerância”. Segundo ele, por meio do edital será possível trabalhar em parceria com entidades da sociedade civil de maneira articulada, sistêmica e sinérgica para garantir eficácia no processo de desconstrução do racismo na sociedade.

As entidades interessadas em participar do processo seletivo devem acessar o site da Sepromi e providenciar os documentos solicitados no edital, protocolar na sede da Sepromi (Av. Luís Viana Filho, 2ª avenida nº 250, conjunto Seplan, anexo B – 1 º Andar), das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou postar nos Correios.