Combater a discriminação e reduzir as diferenças entre homens e mulheres, negros e não negros, na administração pública. Com esse objetivo foi instalado nesta quarta-feira (6) o Grupo de Trabalho Pró Equidade, iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Administração (Saeb), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Promoção da Igualdade (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM).

Entre as propostas iniciais do GT, está a criação de cursos de capacitação corporativa para disseminar a temática de gênero e raça, a partir dos gestores de recursos humanos; a criação de legislação que garanta cotas para preenchimento de vagas em concursos futuros, o que depende de tramitação na Assembleia Legislativa; e a identificação dos servidores públicos por etnia no Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH).

A Secretaria da Administração já desenvolve, em parceria com a Setre, um programa com capacitação em equidade de gênero e raça, composto por três oficinas. “O principal objetivo é promover uma sensibilização em torno desses temas, para que isso se reflita na ponta do serviço público, promovendo a igualdade”, enfatizou o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes.

Presidido pelo especialista em gestão governamental da Saeb, Antônio Carlos Lordelo, o GT Pró Equidade é formado ainda pela assessora especial da Setre, Patrícia Lima, a coordenadora executiva da Sepromi, Karine Limeira, e a Luciane Mota, representando a SPM, Luciane Mota.