O Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), ligado à Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), celebrou 10 anos de atuação no estado, nesta segunda-feira (11), na sede da instituição, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner. Na ocasião, foi entregue certificado a 19 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que representaram os 500 primeiros formados no programa federal pelo Serviço Nacional da Aprendizagem na Indústria (Senai).

Também foram diplomados 12 mestres, representando 33 que se especializaram em Gestão e Tecnologia Industrial e em Modelagem Computacional. Houve ainda assinatura de contrato para participação de empresas no projeto-piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Segundo o governador, o Cimatec é fundamental para a formação da mão de obra baiana. "O Centro foi um dos três escolhidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para receber investimentos e qualificar ainda mais a sua capacitação. O Cimatec foi importante na chegada da Ford e outras empresas".

Atração de investimentos

Para Wagner, o Cimatec é elemento de atração de investimentos para a Bahia. “Estamos com tudo certo para a pedra fundamental do nosso estaleiro, em parceria com a Kawasaki. É um sinal de que o trabalho em conjunto entre o governo e a iniciativa privada é importante para nós”.

De acordo com o presidente da Fieb e diretor do Cimatec, José Mascarenhas, empresários da Ford e da Jac Motors, que está em implantação na Bahia, afirmam que o Cimatec é um dos mais importantes centros de formação de mão de obra para a indústria no mundo. “Estes elogios dão uma dimensão do que representa o Centro para a nossa indústria”.

Supervisora de assuntos governamentais da Ford na Bahia, Magnólia Cavalcante destacou a importância dos cursos profissionalizantes. “A Ford completa 10 anos de atuação no estado junto com o Senai-Cimatec e crescemos juntos nesta parceria, na formação de uma mão de obra cada vez mais qualificada no estado. Este trabalho em conjunto foi um grande facilitador, nos ajudou bastante a atingir nossos objetivos mais rapidamente e com melhores resultados”.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o Cimatec é referência para todo o Brasil. “Na nossa estratégia de atração de investimentos, levamos os empresários a uma visita ao centro. Na medida em que esta estrutura cresce, ajuda a gente a vencer o grande gargalo que é a formação de quadros técnicos para a atividade industrial”. Correia disse que há diversos projetos em conjunto entre o Governo do Estado e o Cimatec. “O mais recente em discussão é a rede de pesquisa em energia eólica”.

Cursos beneficiam jovens e adultos

Jovens enxergam os cursos como garantia para o futuro e pessoas de mais idade como uma oportunidade para melhorar de vida. Aos 48 anos, Samuel Batista recebeu, no evento, o diploma técnico de refrigeração com mecânica e climatização doméstica. “Para mim, foi uma grande chance. Recebemos esta bolsa do Estado e aprendi uma coisa que eu tinha vontade. Agora estou trabalhando na área”.

Com 17 anos, Fernando Ribeiro Barbosa se formou em costura industrial. “Fiz o curso para desenvolver na área, ter mais conhecimento. Agora vou poder ajudar meus pais, que trabalham na área, e ampliar a nossa fonte de renda”.

Publicada às 10h50
Atualizada às 15h15