Prestes a comemorar 50 anos de emancipação política, o município de Morpará começa a entrar em uma nova fase com os investimentos em infraestrutura e saúde. O governador Jaques Wagner esteve na cidade, na manhã de domingo (17), e inaugurou a pavimentação de oito mil metros quadrados com paralelepípedo no bairro da Urbis.

Foi autorizada também a licitação para construção da ponte sobre o Rio Paramirim, ligando o entroncamento da BR-242 ao município, na BA-160. A pavimentação do trecho, com 7,5 quilômetros, que liga a sede municipal até o ponto onde será construída a ponte, já foi licitada e está orçada em R$ 2,3 milhões. No total, serão investidos na obra cerca de R$ 15 milhões.

A dona de casa Tatiana Gomes Queiroz vive com o marido e a filha na sede do município. Para ela, os investimentos atraem novos empreendimentos para Morpará. “Eles vão trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. Muitas pessoas não vêm morar e trabalhar aqui por causa dessa ponte”.

Segundo o lavrador Rubens Silva dos Santos, a rotina vai mudar bastante. “Atualmente temos acesso através de barco. Quando tem enchente, a gente sofre muito. Corremos até risco de morrer”.

Morpará comemora meio século de emancipação no dia 16 de julho. Na ocasião, de acordo com o governador, o projeto da ponte já estará pronto e os recursos para executar a obra já estão garantidos. “Já autorizei o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, a realizar a licitação para esta obra”.

Wagner informou às cerca de 1,5 mil pessoas que compareceram ao ato realizado em Morporá que, quando a obra da ponte estiver em andamento, será autorizada a licitação para pavimentação dos 63 quilômetros da BA-160, ligando a sede do município à BR-242, no distrito de Canabrava. O investimento será de R$ 23 milhões.

Visita à unidade descentralizada do Samu 192

O governador visitou ainda as instalações da unidade descentralizada do Samu 192. Construído com recursos municipais de R$ 73,4 mil, o prédio está totalmente pronto. Uma unidade móvel (ambulância) equipada também já está no local. A expectativa, conforme a coordenadora de enfermagem do Samu de Morpará, Célia Rodrigues da Silva, é que os trabalhos comecem no início de julho.

“A ambulância já está habilitada. A equipe já foi contratada e treinada. Todos os trâmites legais já foram concretizados. Estamos aguardando apenas a chegada dos móveis, dos medicamentos, das mochilas”, destacou Célia.