Após dois anos de aulas teóricas e práticas, mais nove jovens, com idade entre 14 e 21 anos, receberam nesta quinta-feira (14) os certificados do Programa Mais Futuro, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb). O ato aconteceu no auditório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Salvador, e com a capacitação os participantes estão aptos para atuarem no mercado de trabalho como assistentes administrativos.

“Foi uma experiência única. Levarei esse aprendizado para toda trajetória de vida. Hoje estou me formando já empregado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Abri minha mente para a vida e hoje sou uma nova pessoa”, disse Marcelo Ferreira Deiró, 23 anos, sobre sua participação no programa.

Durante a solenidade, a psicóloga do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia), Joilma Nobre, ofereceu algumas dicas para essa nova jornada, a exemplo de como construir um currículo, comportar-se perante uma entrevista e consequências das atitudes nos sites de redes sociais. Joilma também alertou aos concluintes do curso quanto a roupa adequada a ser usada no processo de seleção e sobre informações desnecessárias no currículo, como o RG, CPF e filiação.

Formação profissional

Criado em 2008, pelo decreto nº 11.139, que regulamenta a contratação de jovens, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Mais Futuro possibilita a formação técnico-profissional e inserção no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do programa, Rita Rios, o aprendiz tem direito a carteira assinada, bolsa no valor de R$ 556, auxílio-lanche, vale-transporte e plano de saúde, devendo cumprir seis horas diárias de atividades. Após dois anos de experiência, o currículo é inserido no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia).

Representando as VSBA, Juçara Lima, coordenadora de Saúde da instituição, enfatizou a importância do programa na vida de cada um dos participantes e o quanto as Voluntárias Sociais se orgulham ao saber que o trabalho está fazendo a diferença para todos os jovens inseridos no Mais Futuro.