O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Corpo de Bombeiros, começou terça-feira (19) a entregar os certificados para 307 participantes do Treinamento de Combate aos Incêndios Florestais e Primeiros Socorros, que prossegue até 31 de julho.

Com carga de 40 horas, o curso teve o objetivo de sensibilizar e orientar os moradores e visitantes das regiões mais afetadas sobre técnicas de combate e prevenção aos incêndios.

Iniciada em 5 de março deste ano, a ação, que faz parte da Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, acontece sempre no período que antecede à seca no interior, que é de julho a dezembro, quando é registrado o maior índice de queimadas. Este ano, o curso foi realizado em nove municípios da região oeste, Chapada Diamantina e semiárido.

Segundo a diretora de fiscalização e monitoramento do Inema e coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios, Márcia Teles, a certificação é fundamental para que o combate aos incêndios seja eficaz e seguro para os brigadistas voluntários. “Depois da entrega dos certificados, entregaremos os equipamentos, tanto de combate a incêndios quanto de proteção individual”.

Ela disse que isso vai permitir, de forma significativa, um maior aporte de recursos humanos, “uma vez que eles, os capacitados, vão ajudar os bombeiros nesse combate. Quanto mais equipes forem capacitadas, melhor para a região que vem sendo atingida pela queimada”.

Campanha

Durante o curso, os participantes conhecem a legislação, são sensibilizados sobre a importância da conservação ambiental e têm aula prática de combate a incêndios e noção de primeiros socorros.

A Operação Bahia sem Fogo é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais.

A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo o território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do oeste, devido às queimadas e incêndios florestais registrados anualmente entre os meses de julho e dezembro.

Programação para entrega dos certificados

Data / Local / Brigada

19.06 / Jacobina / Jacobina
21.06 / Érico Cardoso / Érico Cardoso
26.06 / Correntina / Correntina e Cocos
04.07 / Inhambupe / Semiárido
17.07 / São Desidério / Roda Velha
20.07 / Santa Rita de Cássia / Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto
24.07 / Piatã / Piatã, Abaíra (Ouro Verde, Catolés)
27.07 / Brotas de Macaúbas / Brotas de Macaúbas
31.07 / Campo São João / Campo São João – Palmeiras