O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) está na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde participará de um encontro envolvendo mais de 60 conselhos de 40 países, voltado a discutir saídas para as crises energética e financeira mundiais sob uma nova perspectiva de desenvolvimento para a humanidade.

O encontro será coordenado pela Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais (Aicesis), que reúne representantes da África, Europa, America Latina, Caribe e Ásia e tem assento na ONU, além de ser observadora junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O coordenador executivo do Codes, Edson Valadares, afirma que o evento tem como objetivo elaborar um Acordo para o Desenvolvimento Sustentável e a Governança Multilateral do Desenvolvimento Sustentável com Participação Social.

“Os Conselhos têm assumido um papel fundamental para o envolvimento da sociedade civil no enfrentamento da crise atual e a apresentação de alternativas capazes de articular o crescimento econômico, a inclusão social e a preservação do meio ambiente”, explica Valadares.

Câmara

Em março, o Codes instalou a Câmara Temática sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade, composta por representantes dos poderes públicos e de entidades dos movimentos sociais para elaborar estudos e publicações acerca do tema. No segundo semestre, iniciará uma série de atividades tendo como orientação os desdobramentos e acordos obtidos durante a Rio+20.