As tradicionais quadrilhas juninas que se apresentam durante os festejos do São João da Bahia já estão se aquecendo para participar do concurso nas categorias mirim e adulto, pelo quinto ano consecutivo, no Centro Histórico de Salvador. A disputa, que terá prêmios de R$ 2 mil a R$ 7 mil, será realizada na Praça Municipal e reunirá 30 agremiações de diversos municípios do Estado, dentre eles, Feira de Santana, Cachoeira, Camaçari, Barreiras, Salvador e Lauro de Freitas.

Segundo informações da Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), o concurso terá três eliminatórias, que acontecem a partir desta quinta-feira (21) até o próximo sábado (23).

Concursos regionais

No dia 24 será conhecida a campeã do concurso. Após a final, as três primeiras colocadas representarão a Bahia em concursos regionais realizados no Brasil. A comissão julgadora é formada por seis jurados e cada um deles vai avaliar um dos seis itens julgados durante a apresentação: coreografia, marcador, conjunto musical, figurino, conjunto do trabalho e o tradicional casamento na roça. No final, serão selecionadas agremiações, que disputarão os três primeiros lugares.

Cada quadrilha é formada por aproximadamente 100 componentes, incluindo dançarinos, músicos, marcador, figurantes, apoio e diretoria. As equipes realizaram ensaios nos meses de janeiro a maio, durante os finais de semana, em escolas e centro sociais do próprio município.

Os temas do concurso variam entre as agremiações, destacando-se, porém, o centenário de Jorge Amado e Luiz Gonzaga, além de romances e histórias do cotidiano cultural da Bahia.

Apresentação

De acordo com a programação do concurso, a partir das 18h desta quinta-feira (21), estarão se apresentando na Praça Municipal, pela ordem, as seguintes equipes: Filomena Forrozeira, Explosão da Esperança, Maria Bonita, Balancear, Pisada Quente, Gorró Quadrilhão e Forró Asa Branca. O concurso prossegue nesta sexta-feira (24), no mesmo horário, com apresentação de Risca Faca, Korró Forró, Raízes do Iguape, São Bento do Forró, Forró da Amizade e Capelinha do Forró.

No próximo sábado (23), a programação será retomada a partir das 16h com apresentação da Remelexo Cearense seguida de Os Cangaceiros, Encanta São João, Forró Balancê, Vem que tem, Forró Tremendão e Arrasta Pé do Sertão.