Quem passa pelas ruas, becos e largos do Centro Histórico de Salvador já sente o clima do São João. Com festa programada para acontecer desta quinta-feira (21) até o próximo domingo (24), o Pelourinho está todo decorado, à espera de baianos e turistas, para o evento, que terá 90 atrações e cerca de 50 mil pessoas por noite no Terreiro de Jesus e nas praças e largos da região.

De acordo com a artista plástica Telma Calheira, a decoração retrata a realidade da região Nordeste, cantada nas músicas de Luiz Gonzaga. Elementos como o mandacaru e os cactos, típicos da caatinga, estão presentes, assim como réplicas de LPs do Rei do Baião.

Calheira informou como preparou os motivos juninos para decorar o Pelô. “Usei também componentes como balões e bandeirolas e, nos mandacarus, revesti os pórticos com tecido, utilizando uma técnica chamada fuxico, aproveitando sobras de tecido. No Cruzeiro de São Francisco, fiz uma espécie de túnel, em harmonia com a paisagem local”, explicou.

A programação do São João da Bahia, no Terreiro de Jesus, será aberta na quinta-feira, a partir das 18h, com shows de Eugênio Cerqueira, Cicinho de Assis, Estakazero e Zelito Miranda. Para ver a programação completa, acesse o site oficial do São João da Bahia.