Alguns dos principais nomes do forró da Bahia se apresentam no Terreiro de Jesus, em Salvador, de 21 a 24 deste mês. As atrações fazem parte do projeto São João da Bahia, concebido pelo governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa. A abertura oficial conta com shows a partir das 18h, e a primeira atração será Eugênio Cerqueira. Logo depois, às 20h, será a vez de Cicinho de Assis fazer a alegria no Pelô. Às 22h30, a Banda Estakazero se apresenta no Terreiro de Jesus. Zelito Miranda, com o seu forró temperado, será a última atração da primeira noite de arraiá no Pelourinho.

No segundo dia de festa (22), Gereba canta os clássicos juninos, a partir das 18h. Na sequência, Carlos Pitta comanda o forró, seguido por Cangaia de Jegue. Targino Gondim fecha a noite com a pegada autêntica do estilo pé de serra.

A noite de São João (23) terá shows de Jó Miranda, Jotta e Cia e Sarajane, com a Banda Flor de Canela. Jotta e Cia, que levou o forró da Bahia para Paris, promete um grande arrasta-pé, assim como Sarajane, que traz um repertório variado.

No dia 24, Bruninho Subvai, Del Feliz, Adelmário Coelho e Val Macambira fazem a despedida do São João do Pelô deste ano. Eles prometem fazer uma grande festa e animar os milhares de pessoas que vão lotar as ruas do Pelourinho.

Concurso

Além do arrasta-pé no Terreiro de Jesus, será realizado, pelo quinto ano consecutivo, o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, nas categorias mirim e adulta. As vencedoras vão faturar prêmios que variam de R$ 2 mil a R$ 7 mil.

“Serão 30 agremiações disputando o título, reunindo cinco mil participantes de 26 municípios do interior, além de Salvador e Lauro de Freitas”, disse o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (Febaq), Carlos Brito.

Medida para combater sazonalidade

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, afirmou que o São João da Bahia já se consolidou como um produto turístico, e explicou que o objetivo do projeto é reduzir os impactos da baixa estação nas zonas litorâneas do estado. “Tínhamos junho como um péssimo mês para a hotelaria do litoral baiano. Tivemos um avanço nos últimos quatro anos, e somente uma das operadoras passou de 12 para 39 mil o número de pacotes de viagem vendidos para o estado, no período que vai de 1° a 30 de junho. O São João da Bahia contribuiu muito para esse resultado”, declarou Leonelli.

O governo da Bahia apoiará também o São João nos municípios de Ilhéus e Porto Seguro, principais portões de entrada de turistas no estado, com a cessão de infraestrutura (palco, som, luz e atrações). A Bahiatursa apoiará ainda as comemorações de outras 103 cidades no interior.

Pelô também terá festa para Santo Antônio e São Pedro

Além da programação especial que a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa comandam no Terreiro de Jesus e largos do Pelourinho, entre os dias 21 e 24, a parceria com a Secretaria de Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vai fazer o São João da Bahia 2012 durar mais tempo no Pelô.

Será quase um mês de festejos juninos no Centro Histórico de Salvador. Desta sexta-feira (8) até o dia 30, quem estiver na capital baiana poderá conferir uma vasta programação musical nos três principais largos do Pelourinho. E mais: o projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô vai promover o tradicional tríduo a Santo Antônio, rezado e festejado no Pelourinho de 11 a 13 deste mês, e as comemorações a São Pedro, com eventos nos dias 29 e 30.

Desde o dia 3 de maio, o arrasta-pé se instalou no Pelô, com os ensaios do Trio Nordestino, que encerra a temporada de shows, que aconteceram todas as quintas-feiras, sendo a último neste dia 7 de junho, no Largo de Tereza Batista.