A estratégia do Programa Saúde em Movimento, que já realizou aproximadamente 70 mil cirurgias de catarata, pelo interior do estado, atende até domingo (10) no município de Valença. Iniciada no último dia 2, a ação já realizou 1.018 mil consultas oftalmológicas e 268 cirurgias de catarata nos últimos dois dias.

A expectativa até o final da etapa é de mais de 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata realizadas. Os atendimentos estão acontecendo no Posto de Saúde da Família do Bairro Bolívia, sede do município.

Nesta terça-feira (5) as atividades do programa tiveram a participação da diretora da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), Mirta Roses Periag, do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, do representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, do coordenador do Termo de Cooperação (TC-53) Opas/Sesab, Rodolfo Gomez Ponce de Leon, e do coordenador de Projetos Especiais, Washington Abreu.

Além das ações em Valença, a comitiva também visitou o Hospital da Criança (HC), em Feira de Santana, maior unidade de atendimento pediátrico do Norte-Nordeste. A unidade realiza procedimentos pediátricos de média e alta complexidades em várias especialidades e dispõe de UTI pediátrica geral e cardiológica, unidade semi-intensiva pediátrica e de atendimento às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas.

Deslocamento

O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às regiões do interior baiano, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado, onde existem vazios assistenciais ou a oferta do serviço é menor que a demanda. As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão em Cordeiros, de 7 a 15, e em Santana, de 9 a 15 deste mês.