Autor de diversos assaltos à mão armada e sequestros relâmpagos nos bairros do Itaigara, Cidade Jardim, Brotas e Pituba e outros de Salvador, o foragido da Justiça Geraldo Gonçalves dos Santos, o ‘Dinho’, 34 anos, foi preso, nesta segunda-feira (25), por investigadores da 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas), em um imóvel do Conjunto Vida Nova, em Lauro de Freitas.

‘Dinho’ havia fugido do Complexo Policial dos Barris, no ano passado, e voltou a agir, desde então, segundo informou a delegada Maria Dail Sá Barreto, titular da 6ª DT, que o encaminhará ao presídio. Com várias passagens pela polícia, ‘Dinho’ responde a processo na 15ª Vara Criminal por um assalto praticado no ano de 2007.

No depoimento prestado na 6ª DT, ele admitiu atuar principalmente em sequestros relâmpagos, subtraindo veículos e obrigando as vítimas a entregarem seus cartões bancários e a fornecerem as senhas para saques. Alguns comparsas do criminoso já estão presos e outros vêm sendo procurados.

Somente no período entre junho e agosto de 2011, Geraldo Gonçalves teria feito sete sequestros relâmpagos, em companhia de dois comparsas conhecidos como ‘Nei’ e ‘Buiu’, ambos procedentes da Invasão da Polêmica. No dia 28 de junho eles tomaram de assalto um veículo Punto, na Rua Wanderley de Pinho, no Itaigara, obrigando a vítima a fornecer a senha bancária. Além de efetuarem saques, eles utilizaram o cartão para comprar roupas num shopping da região.

Outros crimes, na mesma modalidade, foram praticados pelo grupo no bairro Cidade Jardim, em 10 de junho e 29 de julho; na Avenida Dom João VI e em Campinas de Brotas, no dia 19 de julho, Cidadela, no dia 30 de julho; e na Pituba, em 7 de agosto de 2011. As vítimas perderam dinheiro, joias, talões de cheque, cartões de crédito e de débito para os ladrões.