Para manter Irecê mais limpa durante os festejos juninos, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a prefeitura municipal, iniciou nesta quinta-feira (21) uma força tarefa com 120 catadores de resíduos sólidos da cidade. A iniciativa prossegue até o próximo domingo 24 e integra uma série de ações desenvolvidas pelo órgão para fomentar e apoiar a organização dos catadores dos municípios baianos.

O presidente da Cooperativa de Reciclagem de Irecê (Corecicla), Alexssandro Silva, explicou que durante todo o mês de junho, onde a festa de São João é uma forte tradição, a cidade recebe muitos visitantes, produzindo muito mais resíduo. Por isso, a ação se faz tão importante. “A população chega a descartar três vezes mais papel que nos outros meses do ano. Nós vamos coletar isso tudo para comercializar depois, ajudando a manter a cidade limpa e garantindo uma renda extra”.

Com o objetivo de oferecer um ambiente confortável para os catadores realizarem o trabalho foram oferecidas barracas para armazenamento do material coletado, água, fardamento, crachá de identificação e espaço para descanso.

Trabalho continuado

A ação é desenvolvida pela Setre desde 2007, em parceria com as prefeituras, buscando constituir e fortalecer redes de reciclagem, cooperativas e associações desta área. O trabalho é desenvolvido durante todo o ano e intensificado em períodos estratégicos como, por exemplo, o São João de Irecê e no Carnaval de Salvador. Na folia baiana já foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão, beneficiando mais de 12 mil trabalhadores e garantindo a coleta superior a 350 toneladas de resíduos dos circuitos carnavalescos.