Aproximadamente 15 mil participantes da Cúpula dos Povos, evento que faz parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, realizada desta quarta-feira ao dia 22 deste mês, no Rio de Janeiro, vão se alimentar com refeições servidas por seis cooperativas baianas integrantes da Rede de Alimentação da Economia Solidária.

Durante o evento, visitantes do mundo inteiro poderão vivenciar o resultado do trabalho de uma rede de produção de alimentos, que atua baseada no trabalho coletivo. Os alimentos produzidos serão comprados diretamente de agricultores familiares e os espaços de produção articulados com empreendimentos solidários cariocas, reforçando a idéia de trabalho em rede.

Cerca de 200 pessoas das cooperativas viajaram na manhã de terça feira (12) para o Rio. Além da viagem, as entidades contam com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) na estruturação da rede para o atendimento a um evento internacional, por meio da aquisição de equipamentos e fardamentos necessários ao aumento da capacidade produtiva e qualidade do serviço.

Economia Solidária

O convite foi feito pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, “por conta da nossa experiência durante o Carnaval de Salvador, onde há quatro anos fornecemos e distribuímos nove mil refeições/dia. É uma responsabilidade e um grande desafio para gente”, afirmou a representante da Cooperativa Sonhos Possíveis, Eliana Gomes.

Para o superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, “o convite às cooperativas baianas para participar de um evento internacional do porte da Rio+20 demonstra a evolução desses empreendimentos e se revela como uma grande conquista da Economia Solidária. O Governo da Bahia celebra esse momento e reforça a importância da política pública de Economia Solidária”.

Cooperativas

Rango Vegan
Adoce
Sonhos Possíveis
Guia de Luz
Cooperativas Múltiplas de Produção de Alimentos Engenho Doce (Coopaed)
Cooperativa Múltipla Fontes de Engomadeira (Cofe).