O curso de capacitação profissional e empresarial para os feirantes de São Joaquim foi lançado nesta terça-feira (26), no auditório da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, na Avenida Jequitaia, onde as aulas serão ministradas a partir do dia 9 de julho, beneficiando 3,3 mil comerciantes. O investimento é de R$ 1,5 milhão, sendo os recursos do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

O curso terá 200 horas de duração, distribuídas em 18 meses, carga horária que, segundo o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, considera importante para o aprendizado. "Vamos oferecer aos feirantes um acréscimo às melhorias físicas que estão sendo executadas na feira. Não adianta só fazermos obras sem preparar o pessoal para receber a nova clientela".

De acordo com a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, a capacitação será realizada pelo Serviço de Apoio às micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) e a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e abordará principalmente as noções básicas de higiene, saúde e segurança alimentar e qualidade do atendimento.

Além disso, a responsabilidade social dos feirantes, empreendedorismo e gestão de negócios, e também temas como gênero e etnia, exploração sexual, trabalho infantil, educação ambiental e outros assuntos relacionados ao ambiente da Feira de São Joaquim. No fim do curso será produzido um guia gastronômico, com os pratos preparados na feira.

Reivindicação antiga

Para o comerciante Eric Xavier, 36, que atua na feira há 25 anos, a mudança nos hábitos aproxima mais os clientes do local. “Todas essas noções de organização, de atendimento ao cliente fazem com que estejamos mais preparados para recebê-los e também nos ajudam a arrumar a banca de forma atrativa e correta”.

Para o presidente do Sindicato dos Feirantes, Marcílio Costa, a requalificação da feira e a requalificação profissional é uma reivindicação antiga dos feirantes. "A grade de cursos está muito boa e teremos um apoio a mais na gastronomia. Já possuímos uma gastronomia própria, mas, com o curso, vamos aprender melhor a manipular os alimentos. Queremos qualificar para atender bem a uma nova clientela, num ambiente limpo, de forma agradável. Esta é uma oportunidade única para mim, que estou em São Joaquim há 38 anos, pois a feira é dos feirantes. É do povo".

Segundo a diretora de Equipamentos Urbanísticos da Conder, Lívia Gabrielli, o processo de qualificação será feito por etapas. “Neste primeiro momento o curso será destinado aos 500 comerciantes que estão no Galpão Água de Meninos. Nós vamos contemplar os 3.300 feirantes de forma gradativa, assim como estamos fazendo com a estrutura física da feira, algo que vai demorar em torno de 18 meses”.

Documentário

Durante a solenidade de lançamento, empresários e trabalhadores de São Joaquim assistiram a um documentário sobre a feira e a uma palestra enfocando o empreendedorismo. Também foram distribuídas cartilhas que tratam dos direitos e deveres dos feirantes de São Joaquim que estão instalados desde janeiro no Galpão Água de Meninos. A publicação contempla a estrutura do Galpão e também estabelece a forma de utilização dos boxes, bancas e pedras instaladas no local. A padronização de horários e procedimentos de higiene, por exemplo, também são itens presentes no livreto, que inclui regras de bom comportamento, além dos direitos e deveres do feirante que estiver atendendo provisoriamente.

Obras de requalificação do espaço devem ficar prontas em 2014

A Feira de São Joaquim, uma das maiores do país, vai se transformar em um pólo de visitação turística. Desde o início deste ano o local está passando por requalificações. Cerca de 500 feirantes foram relocados para o Galpão Água de Meninos e aguardam a conclusão das obras da feira. “Nós já cumprimos a primeira etapa entregamos o pátio dos grossistas. A segunda etapa é na área da limpeza da enseada, com uma completa infraestrutura, além de novas unidades comerciais. A terceira acontece no miolo da feira”, explica Domingos Leonelli.