Duzentas gestantes do Complexo do Nordeste de Amaralina – composto pelos bairros Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e o próprio Nordeste – foram beneficiadas nesta sexta-feira (29) com enxovais por meio do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Além delas, 300 famílias receberam filtros de água que fazem parte do programa Água Saudável, também das VSBA.

O evento, realizado na Associação Cultural do Nordeste de Amaralina, contou com representantes das Voluntárias, das secretarias da Segurança Pública, da Saúde e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. A ação integra o programa Pacto pela Vida.

Para a dona de casa Joana Lima Muniz, 21 anos, o enxoval, composto por banheira, fraldas, roupas, toalhas e mantas, vai ajudar a economizar. “Agora vou pensar em comprar outras coisas com o dinheiro que economizei ganhando esse enxoval. Ajuda muito”, disse.

Outra gestante beneficiada com a ação foi a diarista Rozenira Ferreira dos Santos, 39 anos, grávida do seu primeiro filho. “Fico contente em saber que ele está se desenvolvendo bem e que terei condições de recebê-lo com certo conforto, porque já tem roupas, toalhas. Eu não tinha banheira, mas agora não vou mais precisar me preocupar em comprar”.

Segundo a diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa, desde 2007, aproximadamente três mil gestantes em Salvador já foram contempladas com o Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, que, além da entrega de enxovais, realiza palestras sobre a saúde da mãe e do bebê, incentivando as gestantes a fazer o pré-natal, “significando melhoria nos índices de redução da morte materna e neonatal. São contempladas com enxoval as gestantes que cumpriram o mínimo de cinco consultas do pré-natal”.

O programa é realizado em parceria com órgãos governamentais e não-governamentais, por meio de ações socioeducativas às gestantes em situação de vulnerabilidade social. No Nordeste de Amaralina, a unidade parceira é o centro social urbano, responsável em cadastrar as gestantes da região.

Água saudável

Este programa visa orientar as lideranças comunitárias e gestores sobre a importância de, junto com agentes comunitários de saúde e profissionais da vigilância sanitária das unidades de saúde, realizar ações voltadas para a melhoria da água consumida pela população.

As famílias que receberam os filtros de água foram cadastradas e assistiram a uma palestra na comunidade sobre como melhorar a qualidade da água consumida, evitando doenças.