Na manhã desta sexta-feira (1º), foram entregues pelas Voluntárias Sociais da Bahia, em sua sede, no Campo Grande, mais 120 cadeiras de rodas. A iniciativa integra o Programa de Acesso à Reabilitação e Equipamentos Ortopédicos da instituição.

Segundo a coordenadora de Saúde das Voluntárias, Juçara Lima, os equipamentos são destinados a pessoas com deficiência temporária ou definitiva. Ela informou que, além de entregar as cadeiras aos que foram cadastrados na instituição, as secretarias municipais de Saúde e associações, entre outras, fazem a identificação de cada um. “O papel fundamental desse programa é permitir que as pessoas voltem a participar do convívio social”.

Na ocasião, a diretora do Centro de Prevenção e Reabilitação de Doenças (Cepred), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Normélia Quinto dos Santos, falou sobre o uso correto das cadeiras de rodas.

Por causa da mobilidade reduzida de alguns pacientes, os familiares retiraram os equipamentos na sede das Voluntárias. Foram entregues cinco modelos de cadeira de rodas para atender as diferentes necessidades de adultos e crianças. Em alguns casos, a cadeira de rodas também melhora a vida de quem convive com os pacientes. Dona Aurelita Miranda foi buscar a cadeira para o marido, que iniciou um tratamento de reabilitação após ter sido vítima de atropelamento.

“Meu marido teve traumatismo raquimedular (coluna vertebral). Então, a gente necessitava dessa cadeira para levá-lo até o banheiro. Eu tinha muita dificuldade. Agora vai facilitar muito”, explicou Aurelita.

‘Chega em boa hora’

O tempo inteiro com Ícaro Gabriel, cinco anos, no colo, Léa Marques, moradora de São Tomé de Paripe, afirmou que a cadeira de rodas vai melhorar a locomoção de seu filho. “A gente anda muito, vai a muitos lugares. Então, ela chega em boa hora. Subir nas escadas de ônibus comum é difícil. Ele está grande, está pesado. Agora, vamos poder usar os ônibus para cadeirante”.

Foram entregues 64 cadeiras de rodas para a comunidade e as outras 56 à Internação Domiciliar da Sesab. “Essa ação é voltada aos pacientes que têm alta hospitalar ou alta para o domicílio. Eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionista e fisioterapeuta. São atendimentos semanais e quinzenais. Esse equipamento vai tirar os pacientes da cama e os neurológicos são os que, provavelmente, mais vão precisar”, destacou a responsável pelo serviço na Sesab, Yolanda Wanderley.

Até agora, o Programa de Acesso à Reabilitação e Equipamentos Ortopédicos já entregou 280 cadeiras de rodas – 160 para o interior. Na oportunidade, a primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, foi representada pela diretora operacional Tânia Lessa.