Evitar a proliferação de doenças como a dengue e melhorar o trafegabilidade de carros e pedestres. Estes são alguns objetivos da Operação Cidade Limpa, iniciada na manhã de terça-feira (3), em Salvador, pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com apoio do Esquadrão Águia da Polícia Militar. Até o final da manhã desta quarta-feira (4), a operação já ha havia retirado das vias públicas da capital baiana 24 carros.

“Estamos atendendo às denúncias feitas pelos cidadãos por meio do telefone (71) 3535-0888. Fizemos a remoção de veículos em diversos pontos da cidade, com destaque para as principais ruas da periferia”, disse o coordenador da operação, capitão PM Luide Souza.

Somente em um ponto da Estrada das Barreiras, na via de acesso do Condomínio Arvoredo, foram recolhidos dois carros. Um deles estava há quase um ano na via pública, em frente a uma mercearia, ocupando a vaga de estacionamento. Além de água no teto, muito lixo foi encontrado embaixo do veículo. O outro estava em uma curva, ao lado de um quebra-molas. Além de acumular muito lixo levado pela enxurrada, impedia as manobras de carros maiores.

Para o técnico administrativo Lucelino José Santana, além de se tornar possíveis criadouros de mosquitos da dengue, muitos veículos deixados em locais públicos comprometem o direito de ir e vir. “Em muitos locais existem carros em cima dos passeios, impedindo a circulação dos pedestres. A gente tem que passar no meio da rua e se expor ao perigo constante. A operação é justa. Dou nota 10”.

Regiões movimentadas de Salvador, como a de Sete Portas e a do Alto de Ondina, também foram alvos da operação.

Leilão público

Luide Souza explicou que todos os veículos são encaminhados ao pátio do Detran e os proprietários têm um mês para retirá-los, após pagar as taxas e regularizar a documentação. “Se eles não fizerem no período de 30 dias, receberão uma notificação informando que os veículos serão colocados à disposição de leilão público”.

O capitão informou ainda que a operação não tem prazo para terminar e que, enquanto foram identificados carros abandonados, serão realizados os trabalhos de remoção.