Agricultores familiares aprendem, na Estação Experimental de Caraíbas, do Centro de Formação de Agricultores Familiares da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no município de Jaguararí, como aproveitar o excedente do leite produzido, fazendo iogurte para o consumo da família e agregando valor ao produto. O iogurte é um alimento saudável e de fácil preparo, preferência de grande parte da população e, em particular, de crianças de todas as idades.

O técnico responsável pela atividade no local é Geraldo Magalhães, especialista no assunto. Ele diz que no Centro de Formação são oferecidos, com regularidade, cursos de laticínio, onde, além do iogurte, é ensinada a fabricação de queijos de diversas espécies, como o mussarela, o frescal, dentre outros. “É fácil a fabricação artesanal de derivados do leite, e qualquer pessoa, observando os cuidados de higiene, pode fazer”, afirmou o técnico.

Além do Centro de Caraíba – que trabalha com ovinocaprinocultura –, a empresa possui o Centro de Formação de Aramari (Centreleite), voltado para a bovinocultura leiteira e vinculado à Estação Experimental de Aramari, que também capacita agricultores familiares na fabricação de queijos e iogurtes.

O chefe do Centreleite, o veterinário da EBDA, Sinval Luz Souza, diz que estes cursos geralmente atendem a demanda de agricultores familiares produtores de leite, mas também de agricultoras donas de casa, que querem aproveitar o excedente do leite consumido para diversificar a alimentação da família.