Agricultores familiares da região oeste da Bahia aprenderam a fabricar iogurte e queijos durante uma capacitação ministrada pelo veterinário e especialista em laticínios da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Marçal de Gondra, na 30º Expo Barreiras, que até o próximo domingo (8) movimenta a região.

Os participantes também foram orientados sobre boas práticas de fabricação e higiene. “O leite tem bactérias boas, que são os lactobacilos, e várias ruins, que não fazem bem a saúde. Com o curso, o agricultor aprende técnicas que permitem fazer o manejo correto, aproveitando ao máximo os lactobacilos, isso garante queijos, iogurtes e diversos produtos com alta qualidade”, explica Gondra.

A importância da pasteurização do leite também foi repassada aos produtores. Durante o curso, foram feitos dois tipos de queijo – o frescal ou mineiro e a ricota, que é fabricada a partir do soro do queijo. Capacitados, os agricultores familiares poderão produzir alimentos saudáveis para o próprio consumo e enriquecer a dieta familiar.

Segundo o gerente regional da EBDA de Barreiras, Carlos Augusto Araújo, o curso atendeu uma importante demanda. “Os produtores da região aguardavam ansiosos por esta capacitação, tendo em vista que a produção de alimentos de maneira saudável e sustentável está em plena evidência. Além disso, as boas práticas na pecuária também visam aumentar a rentabilidade e competitividade dos sistemas de produção”. A capacitação iniciou na segunda-feira (2) e prossegue até este sábado (7), com duração de seis horas.