O Plano Safra 2012/2013 para a agricultura, lançado nesta quarta-feira (4) em Brasília pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disponibiliza R$ 22,3 bilhões, dos quais R$ 18 bilhões serão para as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com dados do MDA, a agricultura familiar é setor que é estratégico para o desenvolvimento do País e responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, respondendo por 38% da renda agropecuária, além de ocupar quase 75% da mão-de-obra do campo.

Com 665 mil famílias de agricultores, a Bahia tem o maior contingente desse segmento, que representa 15% do total no País. “Em função disso, era muito importante estar presente, ouvindo com atenção os programas anunciados pela presidente Dilma”, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles.

Salles, que participou do lançamento representando os demais secretários de agricultura como presidente do Conseagri, juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social, Mara Moraes, e o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, afirmou que os dois pilares da sustentabilidade da Agricultura Familiar, no tocante a comercialização, que são o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foram bem contemplados no plano.