O dia do agricultor familiar, comemorado na quarta-feira (25), será especial para bares e restaurantes da capital baiana. Os estabelecimentos que optaram por ter, entre seus fornecedores, cooperativas agrícolas e compraram produtos da agricultura familiar, no valor de R$ 6 mil, serão certificados e premiados durante o 2º Festival Sustentável, a partir das 20h, no Restaurante Baby Beef Bahia. Foram premiados os restaurantes Baby Beef Iguatemi e Gamboa, Dom Frabizio, Chez Bernard, Rosa dos Ventos, Amado, Paraíso Tropical, Escola de Gastronomia de Salvador e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/BA).

Como símbolo de seu compromisso social, os premiados irão receber um prato em porcelana, criado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) em parceria com a Abrasel/BA. O projeto do certificado por meio do prato foi elaborado pela Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas destinadas ao segmento.

A iniciativa estimula o consumo de produtos da agricultura familiar, atesta que o bar ou restaurante tem responsabilidade social e privilegia grupos que estão fazendo uma produção sustentável. “O reconhecimento é um processo de estímulo para que os estabelecimentos, sobretudo da alta gastronomia, comprem com maior frequência de cooperativas e associações que estão se esforçando para inserir seus produtos, ora no mercado institucional, ora em mercados específicos”, explica o superintendente da Suaf, Wilson Dias.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, destacou que o proprietário do bar ou restaurante que receber o certificado vai poder colocar o prato em lugar destacado numa das paredes do estabelecimento, simbolizando que ele não está interessado apenas nos resultados financeiros, mas que também sabe da importância das questões sociais, e que compra diretamente da agricultura familiar. “As ações são permanentes e contribuem para a estruturação, na Bahia, da agricultura familiar, responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. Abriremos nichos de mercado específicos que irão ajuda cooperativas e associações a comercializarem mais e melhor”.

Agricultura familiar

Atualmente, a Bahia possui o maior número de agricultores familiares do Brasil, com 665.831 empreendimentos familiares, o que corresponde a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado, 15% de toda agricultura familiar do país e a uma contribuição em torno de 11% para o PIB baiano. Perto dos 60 mil estabelecimentos baianos poderão adquirir os produtos da agricultura familiar, segundo dados da Abrasel. Somente em Salvador e Região Metropolitana (RMS) são cerca de sete mil bares e restaurantes.