O município de Porto Seguro, no extremo sul do estado, se apresenta como destino de um seleto público consumidor de carne de alta qualidade. Com potencial para produção de caprinos e ovinos vai sediar, pela primeira vez, na Arena Axé Moi, entre os dias 26 e 30 de setembro, a Expoagro Porto Seguro – 1ª Semana de Agronegócio da Costa do Descobrimento. A programação inclui ainda festival gastronômico, com apresentação de pratos elaborados com carne de cordeiro, além de cursos de capacitação de produtores.

A exposição, promovida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), foi apresentada na quarta-feira (11) ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e ao diretor de Pecuária da Seagri, Luiz Miranda, pelos realizadores do evento, que solicitaram apoio técnico, logístico e financeiro.

Já está confirmada a realização, no Eco Resort de Porto Seguro, do leilão de elite do criador paulista Fábio Cotrim, um dos expoentes da criação da raça Santa Inês, e titular do rebanho SIM. “Esse evento pretende organizar os elos da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, de modo a unir o produtor, a indústria e o comércio. Essa cadeia é uma excelente alternativa para os pequenos e médios produtores, além de fomentar novos negócios para a região, gerando renda e incremento no fluxo de visitantes antes, durante e depois da exposição”, afirmou Salles.

A Expoagro Porto Seguro foi idealizada pela junção dos esforços do Sindicato Rural de Porto Seguro, do Porto Seguro Convention Bureau e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Extremo Sul da Bahia (Sinddhesul), com a chancela da Accoba.

Participaram da reunião o diretor da Accoba, Almir Lins, a superintendente da Porto Seguro Convention Bureau, Patrícia Martins, o superintendente do Sindicato de Hotéis, Paulo César, o presidente do Sindicato Rural de Porto Seguro, Celso Cipitelli, e o fiscal agropecuário da Adab, Augusto Mesquita.