Com a proposta de ser o primeiro grande centro de compras integrado ao maior complexo imobiliário da capital baiana – o Horto Bela Vista -, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (12) a primeira etapa do Shopping Bela Vista.

Investidores, lojistas, secretários estaduais e outras autoridades participaram do evento, realizado nas dependências do empreendimento. Um show de Caetano Veloso, acompanhado do grupo de sopro do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), encerrou a cerimônia.

O shopping, que está localizado na Rua dos Rodoviários, na área da ladeira do Cabula, às margens da Via Expressa, estará aberto ao público a partir das 9h desta sexta-feira (13). Nesta primeira etapa, são 50 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), com 196 lojas.

Ao todo, terão sido gerados quase cinco mil empregos, entre diretos e diretos, durante as fases de construção, operação e ampliação. Um total de 24 lojas da praça de alimentação do shopping vai consumir gás natural fornecido pela Bahiagás.

O espaço oferece como opções de lazer cinema, boliche e pistas de patinação e de kart. Duas novas etapas de ampliação já estão previstas e irão totalizar 74 mil metros quadrados de ABL.

“A região metropolitana, em especial Salvador, tem demonstrado capacidade de receber um grande shopping center a cada ano, demonstrando que há uma formação de renda suficiente para isso”, afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, que representou o governador Jaques Wagner no evento.

De acordo com o secretário do trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, a área de serviços (comércio) é importante por ser uma das principais formas de ocupação, especialmente entre os jovens. “Neste caso, também trabalhamos por meio do Sinebahia, com a intermediação da mão de obra. Muitas empresas do Shopping Bela Vista nos buscaram para fazer a seleção de pessoal”.

Pesquisa

 A escolha de Salvador para realizar o investimento foi definida após uma pesquisa realizada pela JHSF – uma das empresas líderes no setor imobiliário brasileiro, onde foi identificado que a capital baiana comporta o empreendimento de uso misto como o Horto Bela Vista.

Segundo o diretor de shoppings do grupo JHSF, Robert Harley, o equipamento está num dos melhores terrenos da Bahia. “Este local é o ponto mil como a gente chama no mercado imobiliário. O mercado existe. As pesquisas que fizemos lá atrás já diziam que Salvador comportava mais shopping”.

Os empresários estão otimistas com a atividade. “Acho que é um shopping que nasce numa região densamente povoada. A Copa do Mundo está chegando aí e o nosso negócio tem tudo para dar certo ainda mais quando vier o metrô este local ficará mais viabilizado”, afirmou o lojista do ramo de confecções, Alexandre Menezes.

Empreendimento é o quarto maior da área nos últimos cinco anos

Este é o quarto grande shopping inaugurado em Salvador nos últimos cinco anos. De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), em toda a Bahia são 41 shoppings, 17 deles estão na capital. Os sete principais shoppings de Salvador geram 28 mil empregos diretos. Somente em 2010, as ampliações e aberturas de novos shoppings criaram nove mil postos de trabalho.

As perspectivas continuam otimistas. Após 23 anos de operação em uma das regiões mais turísticas de Salvador, o Shopping Barra realiza a primeira expansão, onde estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 70 milhões. O investimento na ampliação deve aumentar o número de empregos diretos e indiretos em 30%.