O valor total de créditos aprovados pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) superou o volume investido na safra anterior pela quarta vez consecutiva, tornando-se o melhor desempenho dos últimos quatro anos. O resultado obtido com o encerramento das operações referentes à safra agropecuária 2011/2012 é de R$ 46,5 milhões em financiamentos, um crescimento de 16,4% em relação ao período anterior, quando havia sido alcançado o montante de R$ 39,9 milhões.

Segundo o diretor de Operações, José Ricardo Santos, a demanda principal por financiamentos ocorreu na aquisição de máquinas agrícolas, seguida pelos projetos para ampliação de empreendimentos, depois custeio agropecuário e agricultura familiar. "Os números revelam o potencial de crescimento do setor agropecuário baiano", ressaltou o dirigente.

Para o gerente de Crédito Rural da Desenbahia, Gustavo Grillo, "o resultado indica que o crédito oferecido pela agência cada vez mais vem sendo demandado pelo empresário rural, surgindo um relacionamento de fidelização". Segundo ele, essa avaliação pode ser comprovada com a significativa captação de negócios da Desenbahia na maior feira de tecnologia agropecuária do Norte e Nordeste do país, a Bahia Farm Show, onde o crédito ofertado pela agência nas duas últimas edições representou 25% e 20%, respectivamente, do total negociado no evento.

Recursos

Do montante de crédito aprovado pela Desenbahia para a safra 2011/2012, os recursos do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado da Bahia (Fundese) foram os mais importantes, representando 57%. Os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) representaram 41% e as linhas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), 2%.

Do total de recursos, 73% foram para aquisição de máquinas agrícolas, 13% em projetos para ampliação de empreendimentos rurais, 12% para custeio agropecuário e 2% para investimentos no âmbito da agricultura familiar.