Trinta e sete agentes de 26 municípios pertencentes a 11 territórios de identidade participam entre os dias 17 e 19 deste mês da I Oficina Regional de Requalificação de Agentes de Crédito do CrediBahia, na cidade de Guanambi. Eles atuam nos territórios Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu, Médio Rio de Contas, Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim, Velho Chico, Litoral Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Metropolitano de Salvador.

Na quinta-feira (12) terminou a oficina realizada em Itapetinga, que reuniu 17 agentes de 12 municípios. Para Erlane da Silva Almeida, que atua na cidade, o encontro foi muito proveitoso. “Aprendemos novas formas de atuar e acredito que manteremos o programa CrediBahia sempre em ascensão”. Programadas pela Superintendência de Economia Solidária (Sesol) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as oficinas visam qualificar permanentemente os agentes de crédito a cada dois anos.

Para o coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Setre, Joaquim Oliveira, a partir da observação das lacunas existentes no desempenho dos técnicos, novas oficinas devem ser realizadas em breve. “Esta é a primeira oficina para aperfeiçoar a formação dos agentes, com o objetivo de melhorar o desempenho em suas atividades. O foco das ações foi na ampliação da captação de clientes para o programa, que cresce a cada ano”.

Em sala de aula, os agentes de crédito aprendem a ter conhecimento do setor informal (conceito, dimensão e composição), o lugar dos empreendedores, como desenvolver o estímulo à formação do aval solidário e aprimorar o trabalho de negociação, cobrança e recuperação de crédito. Ainda na programação haverá uma apresentação do Programa de Crédito Solidário (CrediSol), criado pelo Estado para financiar diretamente os empreendimentos organizados de forma associativa e cooperativos solidários.