Desenvolvido desde 2010, o projeto Paredes em Movimento é um diálogo entre a dança e as artes visuais, promovendo debates, instalações e exposições em torno de temáticas relevantes para os artistas destas áreas, em diferentes centros de cultura do estado.

Neste mês, a edição do Paredes em Movimento, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), tem como tema os Caminhos da Dança Baiana nos EUA: Informações, Experiências e Intercâmbios, será na sexta-feira (27), das 16 às 18h, no Espaço Xisto Bahia, aberto gratuitamente para o público.

O convidado desta edição, sob coordenação de Cristina Castro, é o coreógrafo baiano Augusto Soledade, que mora em Miami e é professor de dança da Florida International University (FIU). Fundador e diretor da companhia de dança Brazz Dance Theater, criada em 1998, o coreógrafo funde a dança afro-brasileira à contemporânea.

O objetivo da conversa é trazer as experiências vividas por ele nos Estados Unidos, referências produtivas de fora do Brasil, modos como a dança da Bahia é vista pelos norte-americanos e gerenciamento de carreira/negócio em outros países. A edição de julho também abre novos caminhos para intercâmbios e incentiva artistas baianos a dar passos em busca de construir novas possibilidades para suas carreiras.

Nestes dois anos, o Paredes em Movimento vem reunindo artistas e profissionais de diferentes áreas que atuam na dança, seja na sua criação, registro, gestão ou formação. Entre as pautas já debatidas no intuito de contribuir para o desenvolvimento da linguagem na Bahia, estiveram a produção de eventos, a escrita, a atuação das quadrilhas juninas, a formação infanto-juvenil, a conexão internacional, a fotografia, entre outras.