Escritores de poesia e de ficção vão se encontrar para um bate-papo com o público na primeira edição do projeto Fazer Poesia e Ficção na Bahia, que promove uma discussão centrada na produção e na importância destes gêneros para a literatura baiana.

Os debates, com entrada gratuita, acontecem no Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), em dois momentos – Fazer Poesia na Bahia, nesta quarta-feira (4), às 15h, e Fazer Ficção na Bahia, no dia 17 deste mês, às 18h. A iniciativa celebra o Dia Nacional do Escritor (25 de julho) e busca o reconhecimento e valorização daqueles que criam escritos artísticos no estado.

A proposta é reunir representantes destas áreas de gerações e atuações diversas, iniciantes e consagrados, para um olhar amplo sobre o que se faz em poesia e ficção, das páginas de livros aos blogs, trazendo também uma perspectiva histórica e contextual sobre as questões que se apresentam na atualidade.

Temáticas, estéticas, formatos, mercado, consumo, experiências, possibilidades – as pautas se desenvolvem diante destes grandes universos criativos, para uma análise da atividade artística e do posicionamento destas produções na realidade cultural da Bahia.

Para o encontro Fazer Poesia na Bahia, os convidados são os poetas Ruy Espinheira, João Filho e Vladimir Queiroz, e o historiador Lande M. Muzanzu Onawale. O mediador será o professor do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Sandro Ornellas.

Participarão do Fazer Ficção na Bahia, a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Állex Leilla, a jornalista Mariana Paiva, e os autores Tom Correia e Laura Castro. Serão mediadores a professora da Ufba, Luciene Azevedo e Lauro Castro.